quarta-feira, 10 de junho de 2009

Independência do Brasil

Em1807, Napoleão Bonaparte estava decidido a avançar sobre o território português. Essa ameaça fez com que a Família Real transferisse a corte portuguesa para o Rio de Janeiro. Em 1808 a corte já estava instalada no Brasil.
Após a retirada dos exércitos de Napoleão, e vários problemas que ocorriam em Portugal,em Abril de 1821,D. João decidiu voltar para Lisboa, atendendo ao chamado dos deputados portugueses.
O príncipe D. Pedro ficou no Rio de Janeiro como regente do reino do Brasil D. Pedro jurou independêpendencia ao pai e ás decisões da constituente de Lisboa.
Havia no Brasil um hábil político chamado José Bonifácio de Andrade e Silva, que morava em Santos e com o apoio de setores agrícolas e comerciais elaborou na Junta de São Paulo uma proposta de autonomia do Brasil e de permanência de D.Pedro que foi apresentada a corte de Lisboa.
D.Pedro recebeu ordens para voltar a Portugal, pois não estavam gostando dos movimentos de autonomia do reino do Brasil. Porem, D.Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico” Isso ocorreu em 9 de Janeiro de 1822 e é conhecido como o dia do ‘’Fico.’’
A partir desse dia D.Pedro começa a recusar ordens de Portugal, formou uma Assembléia Constituinte do Brasil.Isso não foi aceitou por Portugal,uma vez que a Constituinte de Lisboa já estava elaborando leis para todos os domínios da monarquia luza.
D.Pedro manteve a convocação da Assembléia e mandou cartas ás nações amigas pedindo o reconhecimento da independência do Brasil.
No dia 7 de Setembro de 1822, D.Pedro recebeu uma nota oficial das cortes de Lisboa.Ali registrava-se o não –reconhecimento da Constituinte brasileira e,mais uma vez,exigia-se o retorno do regente.
Desta vez, a desobediência do príncipe significou a ruptura definitiva com Portugal.O famoso grito de independência oficializou o que todos os brasileiros e o príncipe regente queriam.
Em 12 de Outubro de1822 ,D.Pedro foi aclamado Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil e sua coroação aconteceu em 1 de Dezembro.